16
Janeiro
2019
0
Você sabia que o AutoPet pode calcular o estoque ideal e o estoque mínimo de cada produto?

Você sabia que o AutoPet pode calcular o estoque ideal e o estoque mínimo de cada produto?


Criado: 16 Janeiro 2019 | Atualizado: 16 Janeiro 2019
Tamanho da fonte
pequena
normal
grande
Versão para impressão
imprimir
Aprenda como definir qual a quantidade correta de cada produto que você deve manter em estoque.

A correta definição da quantidade mínima e a quantidade ideal de cada produto a ser mantido no estoque é fundamental para obter sucesso no comércio. Se o estoque for subdimensionado, o desempenho da loja será prejudicado pela perda de vendas por falta de produtos. Se for superdimensionado, o resultado será a perda de rentabilidade do capital de giro e o risco perda de mercadorias após o prazo de vencimento. Por isso, é muito importante manter uma rotina eficiente de definição das quantidades de reposição.
Os sistemas da Solares TI auxiliam na definição das quantidades mínimas e ideais a serem mantidas para facilitar a vida do lojista. Neste artigo, mostraremos como utilizar esse recurso.

Definição de conceitos
Antes de colocar a mão na massa, é importante entender alguns conceitos, tal como são tratados no AutoPet. São eles:

Tempo de reposição: é o tempo necessário para repor a mercadoria na gôndola desde o momento em que a necessidade da mesma é percebida até o momento em que ela se encontra disponível para o consumidor novamente. Estão incluídos aí:
• O tempo necessário para você perceber que precisa repor o produto.
• O tempo necessário para elaborar o pedido
• O tempo necessário para colocar o pedido no fornecedor.
• O tempo de faturamento e entrega do fornecedor.
• O tempo de recepção e conferência da mercadoria na loja.
• O tempo para reposicionar o produto na prateleira à disposição dos clientes.

É muito comum que os lojistas desconsiderem os tempos de todo o processo e se planejem considerando apenas o prazo de entrega do fornecedor. Isso pode levar a um estoque subdimensionado e à perda de faturamento por falta de estoque. Tome cuidado.

Estoque mínimo. É o estoque mínimo de cada produto que será mantido na loja, abaixo do qual um pedido de reposição deve ser disparado. Naturalmente, a definição de estoque mínimo só faz sentido para os produtos que demandam reposição de estoque. Para os demais, o estoque mínimo deve ser zero, pois eles não vão ser repostos. Via de regra o estoque mínimo deve ser aquele que garanta uma cobertura de estoque equivalente ao tempo de reposição.

Estoque ideal. É a sua margem de segurança O que acontece se houver um feriado no meio do seu pedido de reposição. Ou se o fornecedor tiver um problema e atrasar o faturamento? Ou se houver uma paralisação de caminhoneiros? Todos esses eventos podem levar ao atraso na reposição da mercadoria. Por isso, é interessante manter um estoque de segurança, acima do mínimo.

Perfil de produtos A,B e C. É a classificação dos produtos quanto à importância estratégica na sua loja. Você pode definir qual a importância estratégica de cada produto e adequar a sua política de reposição para essa definição. Os produtos mais importantes são classificados no perfil A, os intermediários no perfil B e os menos relevantes no perfil C. Mas o que significa “mais importante”? Depende da sua loja. Se você tem produtos que são consumidos regularmente pelos seus principais clientes, pode coloca-los no perfil A para que esse grupo de clientes nunca deixe de encontra-los na sua loja. Se você gerencia um hospital veterinário, pode incluir o material necessário às cirurgias de emergência no Perfil A. Naturalmente, as margens de segurança que você vai definir para o perfil A devem ser maiores que para os demais produtos da loja.

Definição do estoque mínimo e estoque ideal nos sistemas da Solares TI.


Há duas formas de definir os estoques mínimo e ideal de cada produto: manual e automática. Como o próprio nome já diz, a forma manual permite que você indique para o sistema os números desejados. A forma automática implica que o sistema vai fazer uma sugestão para você. A nossa recomendação é que você comece utilizando a forma automática e faça os ajustes finos utilizando o método manual.

Quer saber como fazer?


Entre em contato conosco para que possamos enviar um documento completo que explica como definir o estoque mínimo e o estoque ideal de cada produto.

O que você achou desta informação?


Avaliação

Deixe sua avaliação
Comentários
0
Deixe seu comentário

 

Comentários

Faça parte da notícia, deixe seu comentário, expresse sua opinião.
E-mail protegido, também não gostamos de SPAM
Sua mensagem foi enviada com sucesso!